Declaro inaugurado o Blog Semanal Jessica Impact!

OPINIÃO - JESSICA PEREIRA

Jessica Pereira

2/13/20233 min read

Quando criei essa plataforma disse que esse seria o espaço para dar voz e ser voz do que eu acredito. Meus projetos passam muito disso, mas ainda há muito a ser dito, muito a ser conhecido e muito a ser expressado, e eu espero que esse seja a construção de um espaço seguro para isso.

Já adianto que vamos contar também com algumas pessoas incríveis compartilhando suas opiniões e experiências em temas diversos aqui comigo, então acompanhem as vozes que se expressarão aqui todas as semanas com vocês.

Queria escolher um bom tema para esse primeiro momento, e o tema de sonhos não me saiu da cabeça. No mundo profissional falamos muito sobre objetivos smart, metas, e como tornar os sonhos em passos e ações concretas, e em breve explico mais esses conceitos para quem estiver buscando mais informações, mas sonho é diferente, pode ser mais abstrato, aberto, até irrealista.

Como Martin Luther King, "I have a dream", e nossos sonhos não são tão diferentes assim. Entender o poder disso permite que vocês me conheçam melhor, permite entender como eu consigo fazer parte de tantos projetos e estudar tantas coisas e buscar sempre muito mais.

Schopenhauer chamou isso de 'vontade', uma espécie de Deus presente em todos os humanos, tida como a coisa-em-si, a essência do ser humano e disse também que: "O homem é livre para fazer o que quer, mas não para querer o que quer" (frase de abertura da ultima temporada de Dark que eu amo). Eu confesso que grande parte do meu processo envolveu abraçar e querer abandonar esse sonho - imaginam que vida mais tranquila seria?! Resolvi fazer as pazes com isso, embora a insegurança ainda apareça em uma frequência insistente.

E eu sei que o tema esbarra nas questões existenciais, mas sim, neste caso elas estão conectadas. O meu sonho, ou a vontade que me move, é transformar a sociedade. Eu sei que parece clichê, grande parte de meus amigos, colegas e pessoas das redes sociais trabalham com esse mesmo objetivo, e é incrível ver tantos nesse movimento. Já falando de mim e do por que desse espaço, é um pouco mais controverso e complexo do que isso. Talvez meu analista seja o único que compreenda.

Utilizando mais uma frase que me moldou ao longo do tempo: "não tenha pena dos mortos. Tenha pena dos vivos, e acima de tudo, daqueles que vivem sem amor." (JK Rowling - que eu sei, deixou de ser uma pessoa referência). O que significa que deixei de buscar razões para vida, morte, existência humana, deixei também de buscar justificativas e apaziguamentos religiosos para tantas coisas ruins que acontecem no mundo, ou que existe algo melhor em um pós mundo e ou uma espécie de recompensa por algo. Continuarei buscando "salvar" o mundo, enquanto existir algo a ser salvo.

A minha realidade é de que existe uma vida e existência social e material com injustiças, privilégios, alegrias também, e escolhas, sobre o que fazer com essa existência. Bem menina eu decidi que o meu sonho e vontade seria agir para que a existência de outros seja mais positiva, e isso só se sobrepôs a todo o resto.

Existem várias de maneiras de fazer isso, eu queria muito que tivesse sido através da arte, mas a vida me levou para outros caminhos, mas esse sonho sempre foi maior do que qualquer outro. É o que move minhas escolhas diárias, de carreira, do uso do meu tempo, em minhas relações cotidianas e familiares, mudanças de cidade.. é o que me conecta e desconecta de algo e de tudo.

Meu sonho pode parecer clichê, repito por acreditar nisso, mas é mais profundo do que qualquer outra 'vontade' que eu tenha. É o que me trouxe até aqui e é o que motivou cada escolha, ação, projeto e agora o Jessica Impact.

Aprender a lidar com essa 'vontade' sobreposta a todas as outras, e todas as implicações de inseguranças e medos que isso gera é o meu desafio diário. Mas se hoje consigo escrever sobre é por ter criado uma relação melhor e mais saudável com esse sonho (obrigada terapia).

Esse não é o começo de tudo - somente do blog, mas é o começo de uma fase muito bacana que eu venho preparando na realização contínua desse sonho.

E você, o que te move acima de todas as coisas?